Boa notícia! Você pode obter leite fresco, gostoso e nutritivo a partir de inúmeros grãos e sementes que são ótimos para a saúde.

Você quer saber de quais leites estamos falando?

Apesar de continuar a ser um dos mais consumidos, todos conhecem os inconvenientes do leite de vaca, o que faz com que cada vez mais pessoas procurem por alternativas. Muitas pessoas após consumir o leite de vaca apresentam sintomas como difícil digestão, mucosidades, inchaço e desconforto abdominal, mal-estar ou, inclusive, a própria intolerância à lactose ou alergia ao leite de vaca.

Os leites vegetais podem ser uma ótima opção alimentar para quem anda querendo diminuir o consumo de leite animal ou mesmo retirá-lo do cardápio diário. Os leites vegetais são bebidas feitas a partir de grãos, sementes, cereais, sendo uma ótima opção para veganos, alérgicos, intolerantes a lactose ou até mesmo quem procura uma melhor qualidade de vida, são altamente nutritivos e saudáveis. 
Vale lembrar que o leite de vaca tem vários benefícios para o organismo, com nutrientes de qualidade e fácil absorção como o cálcio que é super importante para a saúde dos ossos. Além de ser ricos em proteínas, e outros minerais, mais o legal do leite vegetal é que dá pra variar, tanto o sabor quanto os valores nutricionais. Esses leites, dependendo do vegetal que são feitos, podem representar ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras para o organismo.
O preço do leite vegetal comercializado em supermercados, e em lojas de produtos naturais é nada convidativo, mais você pode consumir seu leite vegetal feito em casa.
Mas vem mais coisa boa por aí! Hoje, como prometido no post anterior eu ensino a fazer 4 leites vegetais.

Leite de Aveia

Uma bebida excelente para pessoas que querem perder peso. Tomá-lo de manhã é ideal para obter uma boa porção de energia sem gorduras.
Seu teor de fibra fortalece o sistema digestivo e nos oferece uma sensação de saciedade;
É muito rico em carboidratos, nos oferecendo inclusive mais proteínas do que o arroz ou o trigo;
Possui ácidos graxos essenciais, como o linoleico, antioxidantes e vitamina E;
Seu alto teor de beta-glucanos nos ajuda a diminuir o colesterol e os ácidos biliares do intestino, absorvendo-os e evitando que elementos nocivos passem para o organismo;
Diminui a absorção de açúcares, contribuindo para o colesterol e a diabetes.

Modo de preparo

Separe um copo de aveia em flocos. Hidrate em água por uma noite. Na manhã seguinte, bata com quatro copos de água, coe e está pronta. Rende 1 litro.

Leite de Amêndoas

Outra opção excelente dentre os leites vegetais, indicada para crianças em fase de crescimento, pessoas com pouca energia e que precisam de complemento alimentar, é o leite de amêndoas, um dos mais nutritivos.
É digestivo;
Benéfico para pessoas anêmicas, fracas, com problemas hepáticos ou desnutridas;
Benéfico para o cérebro e os músculos, por seu alto teor de potássio;
Previne a osteoporose;
Seu alto teor de fibras é ideal para quem tem prisão de ventre. Além disso, também contribui para diminuir o risco de câncer de cólon;
Alto teor de magnésio, cálcio, ferro e vitamina E.

Modo de Preparo

Deixar 1 xicara de amêndoas (pode ser usado castanhas) de molho por pelo menos 8 horas. Depois disso, jogue a água do molho fora. Coloque a castanha no liquidificador e adicione a 4 copos de água. Bata bem, coe com uma peneira e depois com um pano limpo e está pronto. Rende 1 litro.

Leite de Arroz Integral

Este leite é feito a partir dos grãos do arroz frescos, moídos, cozidos e fermentados.
É uma bebida leve e doce, que não contém glúten;
Se digere bem e, além disso, é relaxante. Seu teor em triptofano e vitaminas do grupo B, auxiliando na obtenção de energia e equilíbrio no sistema nervoso;
Possui propriedades depurativas e hipotensoras;
É ideal também para controlar o peso, tem menos calorias do que o leite de soja e o de amêndoas.

Modo de Preparo

Deixe 2 xícaras de arroz integral cru e lavados de molho por pelo menos 6 horas na água filtrada. Coloque o arroz com a 4 copos de água do molho no liquidificador e bata por 4 minutos. Leve ao fogo e deixe ferver. Coe a mistura usando uma peneira fina e deixe esfriar e Guarde na geladeira. Rende 1 litro de leite.

Leite de Coco

Possui ácido láurico que garante propriedade antiviral, antifúngica, antibacteriana;
Digestivo, imunoestimulante e Antioxidante,
Age, ainda, contribuindo para regular os hormônios da tireoide e acelerar o metabolismo;
Tem propriedades laxantes ajudando no bom funcionamento do intestino;

Modo de Preparo

Retire a água de um coco seco, e quebre-o. Leve ao forno por alguns minutos, isso irá fazer com que a polpa se desgrude da casca mais facilmente. Retire a polpa e bata no liquidificador com 900 ml de água. Coe com um pano de algodão. Use a polpa que sobrar no pano para fazer receitas que levem coco ralado.

Dica da Nutri: Vale inventar e criar suas próprias receitas. Eles combinam muito bem com frutas e podem ser batidos em forma de vitaminas ou usado para preparação de pães, bolos e molhos que requerem leite.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer fazer uma pergunta pra nutri, escreve aqui nos comentários!