Manter as toalhas (principalmente as de banho) macias como um comercial de amaciante e gostosas de usar não é tão simples quanto parece. Você já deve ter pego uma toalha áspera ou enrijecida, mesmo após cuidar direitinho na hora de lavar as peças.

Algumas coisas que a gente sempre ouviu que deveria fazer, na verdade podem estar prejudicando as toalhas e deixando-as rígidas e dificultando a secagem.

Nas minhas primeiras tentativas de lavar toalhas de banho e rosto vi que não estavam ficando como eu gostaria, com amaciante ficam cheirosas mas a absorção de água não estava legal, a sensação era de estarem ensebadas (não sei uma forma melhor de descrever…). Sem usar amaciante não ficavam tão cheirosas e macias, mas pelo menos secavam melhor.

Então comecei a fazer várias tentativas até conseguir deixá-las cheirosas, macias, com boa absorção e  tudo isso sem perder a cor. Agora vim compartilhar com vocês o que você deve fazer e o que deve evitar para manter suas toalhas de banho sempre ótimas:

Na hora de lavar

1. Controle a quantidade de sabão

O excesso de sabão em pó tende a entranhar nas fibras da toalha e isso causa o enrijecimento do tecido. Por mais que você enxague, é muito difícil de remover o sabão depois que ele entra nas fibras, o que acontece logo no inicio do ciclo de lavagem na maquina.

2. Use pouco (pouquíssimo) amaciante

A função dele nesse caso é deixar as toalhas cheirosas, não é amaciar. Aliás, os fabricantes de toalha costumam alertar que não deve ser usado amaciante na lavação de toalhas para não danificar as fibras.
Além disso, o amaciante cria uma película que impede a absorção de água.

3. Adicione alcool ou vinagre branco no compartimento do amaciante 

O vinagre branco é ótimo para substituir o amaciante e deixar as toalhas super focinhas, mas saiba que não são todas as maquinas de lavar que podem levar vinagre na lavagem, fique atenta!
Na minha máquina não pode ser usado vinagre, então utilizo álcool junto com o pouquinho de amaciante que falei na dica 2, dá super certo.

Na hora de secar e guardar

4. Seque na secadora de roupas

A toalha vai secar enquanto é trabalhada, em movimento constante, isso faz com que ela fique mais macia e fofinha.
Quando seca ao sol, a toalha enrijece e fica áspera. Se não tiver secadora, deixe as toalhas na sombra e lembre de ir mexendo e mudando a posição das toalhas no varal de tempos em tempos.

5. Retire da secadora (ou do varal) e leve direto para o armário

As toalhas não precisam ser passadas, o segredo é retirar da secadora ou do varal e já dobrá-las, assim elas ficam lisinha e permanecem macias.
Ah, esqueça do ferro de passar, toalhas não precisam e não devem ser passadas para que as fibras não sejam danificadas e acabem ficando ásperas.

Se você tem alguma dica para compartilhar, deixa aqui nos comentários!