O caminho de cada um para a felicidade é diferente, isso nós já sabemos. Mas algumas pequenas ações universais tendem melhorar nosso dia e, assim, a tornar a vida mais feliz e gratificante. São coisas simples, mas que podem causar grandes mudanças positivas, então escolha uma ação e faça acontecer.

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1. Faça coisas pelos outros

Uma forma muito eficiente de se sentir mais feliz é ajudar alguém. Isso porque, quando agimos em beneficio de outra pessoa, ativamos as áreas do cérebro associadas ao prazer, à conexão social e à confiança.

O comportamento altruísta libera endorfinas e aumenta a felicidade para nós e para as pessoas que ajudamos. Tem sensação melhor do que ficar mais feliz e deixar alguém mais feliz?

2. Conecte-se com pessoas

Felicidade é um efeito dominó. Nossa felicidade influencia as pessoas que conhecemos e as pessoas que eles conhecem. Pesquisas mostram que a felicidade de um contato próximo aumenta a chance de ser feliz em 15%. A felicidade de um contato de segundo grau (por exemplo, cônjuge de um amigo) em 10% e a felicidade de um contato de terceiro grau (por exemplo, amigo de um amigo de um amigo) em 6%.

3. Cuide do seu corpo

Nosso corpo e nossa mente estão conectados, você já deve ter percebido isso. Ser ativo acorda o organismo e melhora o humor (hormônios!) e, consequentemente, nos torna mais felizes.

Uma boa noite de sono também é uma forma significativa de cuidar do seu corpo, permitindo que ele se recupere da fadiga do dia, o que impacta diretamente nossos níveis de felicidade.

4. Continue aprendendo coisas novas

O aprendizado afeta nosso bem-estar de muitas maneiras positivas. Ele nos expõe a novas idéias e nos ajuda a permanecer curiosos e engajados. Também nos dá uma sensação de realização e ajuda a aumentar nossa autoconfiança e resiliência.

Esse aprendizado pode ser um estudo formal, é claro, mas pode ser uma simples receita de bolo que você testa e aprimora, um curso de algo que você goste (mesmo que não tenha nada a ver com a sua profissão) ou até a leitura de um livro que traga um novo olhar sobre determinado tema.

5. Viva a vida com atenção

Aprender a ser mais presente e mais consciente é algo que eu, particularmente, acho valioso demais. A verdade é que isso pode fazer maravilhas para o nosso bem-estar em todas as áreas da vida, até mesmo a maneira como comemos ou levamos nossos relacionamentos.

Estar atento ao momento presente nos ajuda a sintonizar nossos sentimentos e nos impede de pensar no passado ou nos preocupar com o futuro, para tirarmos mais proveito do dia-a-dia.

6. Tenha metas pelas quais ansiar

A vontade de ver o que o futuro nos trará é importante para a nossa felicidade. Todos nós precisamos de objetivos para nos motivar e esses precisam ser desafiadores o suficiente para nos excitar, mas também alcançáveis. Se tentarmos o impossível, isso traz estresse desnecessário e causa um efeito reverso.

A escolha de objetivos ambiciosos, mas realistas, direciona nossas vidas e traz uma sensação de realização e satisfação quando os atingimos, além de nos manter animados durante a jornada com a expectativa em torno daquele objetivo.

A vontade de ver o que o futuro nos trará é importante para a nossa felicidade.

7. Encontre maneiras de se recuperar das adversidades

Todos nós temos momentos de estresse, perda, falha ou trauma em nossas vidas. Mas a maneira como reagimos a isso tem um grande impacto no nosso bem-estar.

Frequentemente, não podemos escolher o que acontece conosco, mas, em princípio, podemos escolher nossa própria atitude em relação ao que acontece. Na prática, nem sempre é fácil, mas uma das descobertas mais empolgantes de pesquisas recentes é que a resiliência , como muitas outras habilidades para a vida, pode ser aprendida.

8. Tente adotar uma abordagem positiva

É claro que devemos ser realistas sobre os altos e baixos da vida, mas sempre que possível buscar enxergar e vivenciar as situações com emoções positivas aumenta os níveis de felicidade e reduz o estresse.

Um exemplo bastante simples é se envolver em um pequeno acidente de carro: você pode se lamentar por ter um contratempo com os danos materiais ou você pode ser grato por todos os passageiros estarem ilesos.

Ou seja, mesmo uma situação ruim apresenta alguma face positiva à qual você pode se apegar para que a raiva, frustração ou qualquer outro sentimento ruim não o dominem.

9. Aprenda a se sentir confortável consigo mesmo

Ninguém é perfeito, nem mesmo é capaz de agradar à todos. Pensar em nossas falhas, focar no que não somos ou não temos, torna muito mais difícil ser feliz.

Aprender a aceitar a nós mesmos, com nossos defeitos e qualidades, e ser mais gentil conosco quando as coisas dão errado, aumentam nosso prazer de viver, nossa resiliência e nosso bem-estar. Também nos ajuda a aceitar os outros como eles são.

Dica rápida: Se você tem a síndrome do perfeccionismo, sofre com o excesso de autocrítica e/ou comparação, sugiro que assista o TED “A coragem de ser imperfeito”, da Brené Brown, disponível na Netflix.

10. Torne-se parte de algo maior

As pessoas que têm significado e propósito em suas vidas são mais felizes, se sentem mais no controle e tiram mais proveito do que fazem. Eles também experimentam menos estresse, ansiedade e depressão.

Mas onde encontramos “significado e propósito”? Pode ser nossa fé religiosa, ser mãe ou fazer um trabalho que faz a diferença. As respostas variam para cada um de nós, mas todos envolvem estar conectados a algo maior que nós.

Tem vários posts aqui falando sobre isso.

No fim, estamos todos buscando ser mais felizes, dentro da nossa própria definição de felicidade e como diz Brené Brown, “eu não tenho que procurar momentos extraordinários para encontrar a felicidade – ela está na minha frente, se eu estiver prestando atenção e praticando a gratidão”.

Esse post se baseia em estudos desenvolvidos pela organização Action For Happiness.